Prazo para pagamento do IPTU e TCR com desconto acaba nesta sexta-feira
Re

Economia

Prazo para pagamento do IPTU e TCR com desconto acaba nesta sexta-feira

Publicado em 04/03/2024 13h57

O prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) em cota única com desconto encerra nesta sexta-feira (8). Pagando até esta data, o contribuinte consegue um desconto no valor dos tributos que pode chegar a 20% do valor total. Também encerra nesta sexta-feira o prazo para o pagamento da primeira parcela para quem optar pelo pagamento parcelado em até 10 vezes.

Tradicionalmente, a Prefeitura de João Pessoa já oferece 15% de desconto aos contribuintes que efetuam o pagamento em cota única, mas a gestão do prefeito Cícero Lucena, através da Secretaria da Receita Municipal (Serem), oferece um desconto adicional de 5%. Este desconto é garantido para quem está em dia com a gestão municipal e já está aplicado diretamente nas guias de pagamento para os contribuintes, independente da forma de pagamento escolhida (cota única ou parcelada).

“Muitos contribuintes aproveitam o desconto que a Prefeitura oferece e já efetuam os pagamentos destes tributos em cota única no início do ano para ficar em dias com a Prefeitura. Então, quem pretende aproveitar este desconto é bom ficar atento para não perder o prazo e pagar logo, com código de barras ou até mesmo via PIX até esta sexta-feira”, lembrou o secretário da Receita, Sebastião Feitosa.

De acordo com o calendário fiscal, o pagamento em cota única, com desconto, vencerá no dia 8 de março, mas o contribuinte também pode realizar o parcelamento em 10 vezes ou pagar em cota única sem desconto, com vencimento em 5 de abril. Conforme as datas estabelecidas pela Secretaria da Receita, o calendário de pagamentos fica da seguinte forma: 

08/03 – Cota Única com desconto; 

05/04 – Total do exercício sem desconto.

Parcelamento em 10 vezes, com vencimentos em: 

1ª parcela: 08/03; 

2ª parcela: 05/04; 

3ª parcela: 08/05; 

4ª parcela: 07/06; 

5ª parcela: 05/07; 

6ª parcela: 07/08; 

7ª parcela: 06/09; 

8ª parcela: 07/10; 

9ª parcela: 07/11; 

10ª parcela: 06/12.