Entrevista Funesc recebe fotógrafa Agda Aquino e cineasta Cristiane Fragoso nesta sexta-feira
Divulgação Cristiane Fragoso / Agda Aquino

Cultura

Entrevista Funesc recebe fotógrafa Agda Aquino e cineasta Cristiane Fragoso nesta sexta-feira

Publicado em 09/03/2022 16h55

Um papo leve e solto sobre cinema, fotografia e moda. Será assim o Entrevista Funesc, desta sexta-feira (11), às 17h, quando serão recebidas a cineasta Cristiane Fragoso e a professora e fotógrafa Agda Aquino. A conversa será conduzida pelo jornalista Jãmarri Nogueira.

O Entrevista Funesc faz parte de uma série de ações que tem disponibilizado através da TV Funesc (no YouTube: funescpbgov), das redes sociais da Fundação e também através da Rádio Tabajara FM (105,5) shows, entrevistas, debates, reportagens, performances e oficinas.

 A conversa com Cristiane e Agda pode ser acompanhada, ao vivo, no Instagram da Funesc (@funescgovpb), com abertura para interação dos espectadores através de mensagens que são acompanhadas por Amanda Falcão.

Cristiane Fragoso integra a União das Mulheres do Audiovisual Paraibano e foi diretora assistente de ‘Casa do louvor’, filme de Marcélia Cartaxo. No curta-metragem ‘Nascentes’ (de Raysa Prado), ela é assistente de direção e continuísta.

Cristiane também é responsável pela continuidade no premiado longa-metragem ‘Achados não procurados’, de Fabi Penna. A paraibana é ainda assistente de direção do curta-metragem ‘O pato’, de Antônio Galdino, premiado na última edição do Fest Aruanda, em 2021.

Agda Aquino é professora de fotografia há 15 anos. Ensina na UFPB e também no departamento de Comunicação Social da UEPB (no curso de Jornalismo). Sua tese de doutorado, defendida ano passado, teve o seguinte título: ‘Uma arqueologia do discurso sobre o ensino de fotografia na formação superior em jornalismo no Brasil: o status marginal do fotojornalismo’, abrangendo uma pesquisa documental de legislações e documentos pedagógicos que datam de 1908 a 2018.

Graduada em Jornalismo pela UFPB, com especialização em Redação Jornalística pela UnP e mestrado em Comunicação e Estudos da Mídia, pela UFRN, tem formação em Design de moda e coordena uma revista de jornalismo de moda, com ênfase em ensaios fotográficos, chamada Xique Xique, fruto de projeto de extensão vinculado à UEPB.

Além da docência de fotografia, tem experiência na fotografia documental, de moda, experimental, organização de exposições, curadorias, juris e comissões julgadoras de concursos fotográficos. Na área de comunicação trabalhou por mais de dez anos com telejornalismo, assessorias de imprensa, jornal impresso, portais de notícias e produção publicitária para TV.

Foi a primeira mulher a assumir oficialmente, através de concursos públicos, os conteúdos de fotografia nos Departamentos de Comunicação, tanto da UFPB (ainda como substituta em 2010, se tornando efetiva em 2014) quanto na UEPB (em 2012), que possui o curso de Jornalismo mais antigo do Estado. A professora ainda é Diretora Regional do Nordeste da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), principal entidade dos professores e do ensino de Jornalismo no país.

  • Fonte: Secom PB
    Fotografia: Divulgação Cristiane Fragoso / Agda Aquino