Idade mínima para participar do concurso da PMPB e Bombeiros é alterada
Reprodução

Concurso

Idade mínima para participar do concurso da PMPB e Bombeiros é alterada

Publicado em 29/08/2023 14h18

A Comissão responsável pelo concurso do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba informou que houve uma alteração na forma como a idade mínima é considerada conforme o edital do certame. O Coronel José Ronildo, presidente da comissão do concurso, explicou que a idade mínima de 18 anos será um requisito apenas no momento da matrícula, ou seja, em 2024. (confira o edital no final da matéria)

Isso significa que aqueles que têm 17 anos em 2023, mas completam 18 anos antes da data de matrícula em 2024, também estão aptos a participar do processo seletivo. As mudanças no edital serão oficializadas na terça-feira (29) e divulgadas no Diário Oficial do Estado (DOE) da quarta-feira (30).

No entanto, a idade máxima de 32 anos permanece válida para este ano. Portanto, aqueles que atingem 32 anos até 31 de dezembro de 2023 são elegíveis para realizar o concurso.

As inscrições encerram-se nesta quarta-feira (30) e devem ser realizadas no site da organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

O total de vagas oferecidas é de 1.100 para o cargo de soldado, com 900 vagas destinadas à PMPB (sendo 810 para homens e 90 para mulheres) e 200 vagas para os bombeiros (com 180 para homens e 20 para mulheres).

O concurso requer a conclusão do ensino médio e oferece um salário inicial de R$ 4.206,87, além de adicionais por plantões extras e gratificações específicas de funções.

Os candidatos aprovados no concurso terão a possibilidade de escolher a região onde desejam prestar serviço, sendo quatro regionais disponíveis na Paraíba: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.

Para os candidatos do sexo masculino, é necessário ter altura mínima de 1,60 m, enquanto as candidatas do sexo feminino devem possuir altura mínima de 1,55 m. Ambos os grupos precisam ter entre 18 e 32 anos no ano da matrícula no curso de formação, não possuir histórico criminal ou policial, além de atender outros requisitos especificados no edital.

O processo seletivo envolve quatro etapas:

  1. Exame intelectual, incluindo provas objetivas e discursivas
  2. Avaliação psicológica
  3. Exame de saúde
  4. Teste de aptidão física

As provas estão agendadas para o dia 29 de outubro, compreendendo 80 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. As áreas abrangidas incluem língua portuguesa, raciocínio lógico, geografia e história da Paraíba, língua estrangeira (inglês ou espanhol), noções de informática, e noções de direito e sociologia.

Detalhes sobre o concurso da PMPB e Corpo de Bombeiros: