Candidatos da Paraíba terão bonificação de 10% em notas de concursos de Segurança Pública
Divulgação

Concurso

Candidatos da Paraíba terão bonificação de 10% em notas de concursos de Segurança Pública

Publicado em 05/09/2023 13h41

Nesta terça-feira (5) uma nova lei entrou em vigor por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), garantindo uma bonificação de 10% na nota dos concursos públicos na área de segurança pública para candidatos residentes na Paraíba. Essa legislação abrange os concursos públicos para os quadros das Polícias Civil, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar.

A iniciativa foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa em 1º de agosto. Como o governador João Azevêdo não emitiu uma posição oficial sobre o assunto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, a promulgou.

A nova lei estipula que os candidatos devem apresentar a documentação necessária no momento da inscrição no concurso para usufruir desse benefício.

O autor da proposta, Adriano Galdino, argumentou que essa bonificação é uma medida afirmativa que visa alocar vagas adicionais para os paraibanos, garantindo que os profissionais de segurança estejam familiarizados com a realidade do estado, suas peculiaridades e desafios.

Atualmente, o estado está realizando um concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, oferecendo um total de 1.100 vagas para a posição de soldado, que requer nível médio de escolaridade, sendo 900 vagas para a PM e 200 para o Corpo de Bombeiros.

No entanto, é importante observar que essa lei não se aplica ao concurso em andamento, uma vez que requer a apresentação de documentos no momento da inscrição.