Começam os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim com show de efeitos visuais
REUTERS/Aleksandra Szmigiel

Olimpíadas

Começam os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim com show de efeitos visuais

Publicado em 05/02/2022 10h02

Apesar de todos os percalços como a pandemia de Covid-19, que afetaram os preparativos do evento, críticas aos direitos humanos na China que fizeram com que vários países fizessem um boicote diplomático, começou nesta sexta-feira (04) os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022.

A ideia era abrir o evento com uma cerimônia mais simples, mas de impacto. Os organizadores fizeram uma ode à beleza em um show impressionante de efeitos de luz no Ninho do Pássaro. Por mais de duas horas, a capital chinesa celebrou o início dos Jogos em uma festa limitada pelos protocolos sanitários diante da pandemia, contudo sem esquecer de honrar o espírito olímpico.

Havia a expectativa por possíveis protestos contra o governo chinês, apesar dos pedidos contrários do COI e de outras instituições. Mas, sob os olhares do presidente Xi Jinping, atletas e membros da delegação se limitaram a celebrar o início da 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. No discurso final, Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, pediu que as Olimpíadas fossem uma inspiração para tempos de paz.

Dupla da China acende a pira olímpica no fim da cerimônia de abertura — Foto: Getty Images

A cerimônia foi toda guiada por flocos de neve, em uma referência, também, à beleza e à leveza dos Jogos. Durante toda a festa, os organizadores apostaram em menos luxo, mas em detalhes de impacto formados pelo jogo de luzes. No fim, a dupla Dinigeer Yilamujiang e Jiawen Zhao acendeu a pira olímpica.

A organização optou por uma pira menor, ao contrário de edições anteriores, com a tocha ao centro do floco de neve. Porém, a decisão tem razão de ser. Diante da nova política de sustentabilidade, Pequim decidiu por uma chama menor, para diminuir a emissão de carbono.

Cerimônia de abertura Olimpíadas de Inverno Pequim 2022 — Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch

A cerimônia teve a supervisão do renomado diretor de cinema chinês Zhang Yimou, famoso pelos filmes “Lanternas Vermelhas”, “Herói” e “O Clã das Adagas Voadoras”. Ele também será responsável pela festa de encerramento dos Jogos.

Cerimônia de Abertura Olimpíadas de Inverno Pequim 2022 — Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel

Sob os olhares dos presidentes da China, Xi Jinping, e do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e ao som da música tocada no trompete por um menino, a bandeira do país foi levada ao palco por representantes das 56 etnias que formam o povo chinês. Foi dado, então, o início à apresentação artística da festa. Uma linda cascata de luz, simulando o Rio Amarelo, um dos maiores do país, invadiu o palco e fez surgir um imenso e simulado bloco de gelo. Em imagens refletidas, a lembrança das 23 edições anteriores dos Jogos.

Já o tradicional desfile das delegações foi mais enxuto, sem boa parte dos atletas que disputarão os Jogos. Os Estados Unidos, por exemplo, precisaram trocar sua porta-bandeira. Elana Meyers Taylor, do bobsled, havia sido a escolhida, mas testou positivo para Covid-19 e deu lugar a Brittany Bowe, da patinação de velocidade.

O Brasil foi o 16° país a desfilar. Jaqueline Mourão e Edson Bindilatti foram os porta-bandeiras. Ao lado deles, Anders Pettersson, chefe de missão do Time Brasil em Pequim, e Andrea Leibovitch, gestora esportiva do COB, representado a delegação nacional com 11 atletas.

Brasil desfila na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 — Foto: Ezra Shaw/Getty Images

No décimo seguimento da cerimônia, um tributo a todos os povos, com imagens de cidadãos de todos os cantos do mundo, além de referências aos desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19. Na sequência, nomes do esporte chinês entraram no estádio com a bandeira olímpica. Depois de apresentações musicais, o momento mais esperado: o acendimento da tocha.

Pira olímpica acesa no Ninho do Pássaro — Foto: Getty Images

Weichang Zhao, Yan Li, Yang Yang, Bingtian Su, Yang Zhou, representando as últimas décadas do esporte chinês, fizeram a reta final do revezamento da tocha. No fim, coube à dupla Dinigeer Yilamujiang e Jiawen Zhao acender a pira olímpica, com a tocha ao centro do floco de neve.