Brasil fica em penúltimo após duas descidas no bobsled 2-men
Julian Finney/Getty Images

Olimpíadas

Brasil fica em penúltimo após duas descidas no bobsled 2-men

Publicado em 14/02/2022 21h42

O Brasil ficou um pouco aquém do esperado no primeiro dia de disputas do bobsled 2-men nas Olimpíadas de Inverno de Pequim. A dupla formada por Edson Bindilatti e Edson Martins perdeu duas posições em relação à ordem de partida e fechou o dia em 29º lugar, com 2min02s47, à frente apenas do trenó da Jamaica.

Na parte de cima da classificação, o domínio alemão se confirmou. Francesco Friedrich e Thorsten Margis lideraram com 1min58s38 na soma. Todos voltam a competir nesta terça-feira, a partir das 9h15 (de Brasília), na terceira descida. Apenas as 20 melhores parcerias farão a quarta descida.

O Brasil foi o 27º dos 30 inscritos a estrear no Centro de Esportes de Pista de Yanqing. Na quinta participação olímpica de Edson Bindilatti, o piloto enfrentou alguns percalços no caminho, com toques em múltiplas curvas, e cravou 1min01s11. O Brasil ainda foi superado por trenós de Trinidad e Tobago e Estados Unidos, que vieram na sequência, e caiu para o 29º lugar, à frente apenas da dupla da Jamaica.

Dentre os favoritos, a Alemanha sobrou. Das quatro duplas mais velozes na primeira descida três eram do país, com Francesco Friedrich e Thorsten Margis na ponta com 59s02. Os intrusos, na terceira posição, eram Rostislav Gatiukevicg e Aleksei Laptev, do Comitê Olímpico Russo.

Na segunda descida, a ordem de largada é decrescente do 20º ao 1º colocado, seguida pelos dez últimos. Assim, o Brasil foi apenas o 29º a partir. Uma batida mais forte na saída da curva 13 custou centésmos preciosos, e os brasileiros fizeram 1min01s36 na tomada, com um somatório de 2min02s47, 4s09 atrás dos líderes. O tempo os fez repetir o 29º lugar, novamente à frente apenas da Jamaica.

Na parte de cima da classificação, os primeiros colocados se mantiveram. Francesco Friedrich e Thorsten Margis, mesmo com pequenas falhas, seguiram na ponta com 1min58s38 no somatório, seguidos dos compatriotas Johannes Lochner e Florian Bauer (+0s15) e dos russos Rostislav Gatiukevicg e Aleksei Laptev (+0s94).