Botafogo-PB vence Sampaio Corrêa fora de casa e vai para as quartas de final pela Copa do Nordeste
Reprodução

Futebol

Botafogo-PB vence Sampaio Corrêa fora de casa e vai para as quartas de final pela Copa do Nordeste

Publicado em 20/03/2022 06h33

Sampaio Corrêa e Botafogo-PB se enfrentaram na noite deste sábado (19), no estádio Castelão, em São Luís, pela oitava e última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Para classificar, só a vitória interessava aos dois, mas quem se deu melhor foi o Belo. Gustavo Coutinho abriu o placar no primeiro tempo, e nem mesmo a expulsão de Pablo logo depois impediu a classificação. Além disso, Nicolas fez um golaço já próximo do apito final, e o triunfo por 2 a 0 garante o time pessoense nas quartas de final da competição e também uma cota de R$ 300 mil nos cofres.

A primeira chance perigosa do jogo foi botafoguense, e veio aos 20 minutos quando Anderson Paraíba encontrou Leilson, que entrou na área e bateu forte, cruzado, mas a bola subiu demais e foi por cima do travessão.

Os donos da casa praticamente não conseguiam chegar próximo da área de Luís Carlos com perigo, e a maior pressão botafoguense era das vitórias de Bahia e Náutico diante de Sergipe e Globo, respectivamente, que tiravam o time da zona de classificação por volta dos 30 do primeiro tempo.

Somente nos acréscimos a rede balançou. Aos 47, Esquerdinha cobrou falta da esquerda no segundo pau e Gustavo Coutinho completou com categoria, de primeira, com o pé direito, e abriu o placar para o Belo.

Antes do intervalo, após confusão generalizada, Pablo recebeu dois amarelos, o segundo por reclamação, e foi expulso de campo, deixando o Botafogo-PB com um a menos.

Depois do intervalo, o Sampaio veio com três alterações e tentou encurralar o Belo que, mesmo sem seu capitão e homem de marcação expulso, manteve o time a equipe que encerrou a primeira etapa, recuando Esquerdinha para auxiliar a marcação e abrindo Leilson de um lado, Anderson Paraíba do outro e deixando Gustavo Coutinho isolado no ataque.

A estratégia, entretanto, não funcionou. Luís Carlos trabalhava apenas para cobrar tiros de metas, frutos de arremates de longe e quase sempre equivocados do ataque maranhense.

Aos 45, em jogada individual, o Botafogo-PB ampliou a vantagem. Nicolas avançou pela direita, passou em velocidade por todo mundo, invadiu a área e bateu de esquerda, vencendo o goleiro adversário e marcando um golaço no Castelão.

Com o resultado, o Belo ficou na segunda posição do Grupo B, com 15 pontos, e vai encarar o Náutico, na terça-feira (22), em jogo único das quartas de final da Copa do Nordeste. O Sampaio Corrêa ficou na quinta colocação do Grupo A, com 7 pontos.

Ficha técnica

Sampaio Corrêa 0 x 2 Botafogo-PB

Copa do Nordeste 2022
Fase de grupos – 8ª rodada
Estádio: Castelão (São Luís)

Arbitragem: Dênis da Silva Serafim (AL); Pedro Jorge de Araújo (AL) e Renan Luíz Silva (AL)

Gols: Gustavo Coutinho, Nicolas (B)
Cartões amarelos: Renatinho, Ferreira, Nilson Júnior, Maurício, Soares (S); Pablo, Luís Carlos, Diego Gomes, Gustavo Coutinho, Nicolas (B)
Cartão vermelho: Pablo (B)

Sampaio Corrêa: Luiz Daniel, Maurício (Soares), Pedro, Nilson Júnior, Pará (Thiago André); Lucas Araújo, Ferreira (Eloir), Renatinho (Gabriel Poveda); Mateusinho, Pionteck (Ronan) e Eron. Técnico: João Brigatti.

Botafogo-PB: Luís Carlos, Elias (Nicolas), Gabriel Yanno, Paulo Vitor, Bruno Ré; Adriano Júnior (Diego Gomes), Pablo, Anderson Paraíba (Leandro Camilo), Esquerdinha; Leilson e Gustavo Coutinho (Alessandro). Técnico: Gerson Gusmão.