Botafogo-PB empata novamente e vai tentar a classificação na última rodada
Cristiano Santos / Botafogo-PB

Futebol

Botafogo-PB empata novamente e vai tentar a classificação na última rodada

Publicado em 09/08/2022 10h01

Sete jogos, seis empates. O resultado de 1 a 1 contra o Figueirense, na noite de segunda-feira (08), traz esse retrospecto indigesto para o treinador Itamar Schulle em seu retorno ao Botafogo-PB. Em jogo válido pela décima oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, a oportunidade de classificação para o quadrangular do acesso mais uma vez foi desperdiçada diante dos seus torcedores no estádio Almeidão.

Buscando uma escalação mais ofensiva, o Belo entrou em campo com apenas Ratinho como volante, e contou também com o retorno de Bruno Ré para a lateral-esquerda, após longo período lesionado. Precisando empatar para se classificar, o técnico Júnior Rocha escalou o time catarinesne de maneira cautelosa, para se defender e sair de João Pessoa com um ponto, o que aconteceu.

Só que em uma bobeira na saída de bola, um passe errado de Leandro Camilo ficou nos pés de Jean Silva, que ficou com a bola da intermediária e desfilou livre até chegar na frente de Victor Golas, dentro da área. Com categoria, o atacante tocou no canto esquerdo para a pelota entrar de mansinho e colocar o Figueira em vantagem.

A resposta botafoguense não demorou a acontecer. Aos 13 minutos, após grande virada de Nádson para Leilson, a bola foi cruzada da direita para o meio da área. Depois de cruzar toda extensão da grande área, ela chegou na meia lua, onde Iago Teles ajeitou o corpo e bateu de chapa, de primeira, de pé direito, com muita classe, no canto esquerdo de Wilson para deixar tudo igual.

Com muitas faltas e pouca criatividade das duas equipes, o primeiro tempo foi se arrastando até o fim com o time da estrela vermelha com mais posse de bola, tentando pressionar, mas sem encontrar espaços ante a defesa catarinense.

Segundo tempo

Logo no início da segunda etapa o Belo tentou avançar para o ataque, sempre pela direita, e a bola chegou em Esquerdinha, que bateu de fora da área, com força, e a pelota passou muito perto, tirando tinta do poste esquerdo de Wilson, aos 4 minutos.

Um minuto depois o time catarinense resolveu responder com Gustavo Ramos, que recebeu por trás da defesa e chutou de canhota na saída de Victor Golas, mas a bola bateu nas pernas do goleiro botafoguense, que fez boa defesa. Na sequência do lance, o Figueirense retomou a bola pela esquerda com Zé Mário, que cruzou na área. Tanto Gustavo Ramos quanto Jean Silva desviaram de cabeça, mas o último arremate saiu por cima do travessão.

Em uma cobrança de falta aos 19 minutos, a torcida do Botafogo-PB chegou a gritar gol. Leilson bateu da esquerda e a bola passou tão perto que as arquibancadas comemoraram, mas ela foi pela linha de fundo.

No último lance de jogo, aos 50 minutos, Anderson Rosa cobrou falta da esquerda, Jonathan desviou de cabeça, mas a defesa cortou antes de chegar no goleiro Wilson.

Com o empate, o Botafogo-PB fica com 29 pontos, na sétima posição da tabela, enquanto o Figueirense chega aos 30, é o quarto lugar, e garante a classificação. Com 3 pontos a mais que a Aparecidense, o Belo encara o time goiano no sábado (13), às 17h, pela última rodada, e precisa empatar para avançar ao quadrangular do acesso. O time catarinense encara o ABC, no mesmo dia e horário, no Orlando Scarpelli.

Ficha técnica

Botafogo-PB 1 x 1 Figueirense

Campeonato Brasileiro Série C 2022
18ª rodada
Estádio: Almeidão (João Pessoa)

Arbitragem: Alisson Furtado (TO); Cipriano da Silva (TO) e Fernando Gomes (TO)

Gols: Iago Teles (B); Jean Silva (F)
Cartões amarelos: Leilson, Iago Teles, Schumacher (B); Wilson, Rodrigo Bassani, Zé Mário, Oberdan (F)

Botafogo-PB: Victor Golas, Sávio, Leandro Camilo, Jonathan, Bruno Ré; Ratinho, Esquerdinha (Kesley), Nádson (Anderson Rosa); Leilson (Marcelinho), Iago Teles (Rafael Barros) e Adilson Bahia (Schumacher). Técnico: Itamar Schulle.

Figueirense: Wilson, Muriel (Moacir), Maurício, Kadu, Zé Mário (Mário Henrique); Oberdan, Rodrigo Bassani, Léo Arthur (Robinho); Gustavo Ramos (Wesley Gaúcho), Jean Silva e Tito (Nandinho). Técnico: Júnior Rocha.