Com dúvidas sobre novo regulamento, Ferrari muda plano de testes às pressas
Clive Mason - Formula 1

Esporte

Com dúvidas sobre novo regulamento, Ferrari muda plano de testes às pressas

Publicado em 25/01/2022 21h41

A Ferrari originalmente pretendia usar o carro SF21 do ano passado nos quatro dias de testes que está programando como um exercício de aquecimento para os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz no Circuito de Fiorano, que pertence à escuderia na Itália. No entanto, instantes antes de dar início aos trabalhos, a equipe de Maranello teve que revisar seus planos por conta da confusão sobre se era permitido ou não rodar um dos carros do ano passado.

Isso porque a F1 está atualmente em um estado de fluxo sobre os regulamentos esportivos para 2022, com as únicas regras publicadas em formato de rascunho – aprovado em abril do ano passado. As equipes e a FIA estão trabalhando para fazer alterações para a próxima temporada, mas estas ainda não foram aprovadas no processo formal de ratificação pelo Conselho Mundial de Automobilismo do órgão regulador.

Embora, em teoria, as regras esportivas possam esperar até que a abertura da temporada no Bahrein esteja pronta, as restrições impostas aos testes deixam o momento instável para as equipes, que não sabem exatamente como proceder, a exemplo deste caso envolvendo a Ferrari.

Segundo a redação publicada mais recentemente, as equipes estão proibidas de usar um carro que foi construído de acordo com os regulamentos do ano anterior. Com os atuais testes de carros restritos apenas aos testes oficiais de pré-temporada, além de dias de filmagem limitados, isso significa que a Ferrari não teria permissão para rodar o SF21 em Fiorano esta semana sob os atuais regulamentos publicados.

Sem clareza ainda oferecida à Ferrari pela FIA sobre a legalidade disso, já que os regulamentos esportivos não foram ratificados, ela optou por rodar seu carro de 2018 enquanto aguarda uma decisão sobre onde estão as regras.

– O programa de testes que a Scuderia Ferrari realizaria a partir de hoje na pista de Fiorano foi alterado esta manhã. Aguardando uma atualização da FIA foi decidido na sessão que um SF71H de 2018 será utilizado – explicou a equipe em comunicado.