Pachamamá Coletiva de Mães realiza festival na Usina Cultural Energisa neste domingo (6)
Divulgação

Entretenimento

Pachamamá Coletiva de Mães realiza festival na Usina Cultural Energisa neste domingo (6)

Publicado em 02/03/2022 13h53

Nesse domingo (06) ocorre o I Festival da Pachamamá Coletiva de Mães, a partir das 15 horas na Usina Cultural da Energisa, em João Pessoa. O evento que é realizado como marco de comemoração dos cinco anos de existência da Coletiva, ocorre também em alusão ao mês da mulher.

“Estamos completando 5 anos de trajetória e renovando nossas forças diante da pandemia e de tantas crises que assolam nossas vidas atualmente. Defendemos nossos direitos de existência e resistência, porque a vida das mães exige lidar com muitos desafios diários.” explicou Juciane de Gregori, integrante da articulação da Coletiva, psicóloga e mãe de Iuna.

Nesse cenário de comemoração, surgiu a ideia de realizar o “I Festival Pachamamá: Maternância é (r)evolução”, a partir de uma parceria inédita com a Usina Cultural Energisa. O evento terá a entrada gratuita e contará com muitas atrações culturais, como música, circo, literatura, além da feira de economia criativa, e o espaço para as crianças, uma característica dos eventos presenciais realizados pela Coletiva.

Segundo Carolina Porto, integrante da articulação da coletiva, produtora cultural e mãe de Yáomi, o Festival surgiu com a ideia de criar um espaço de acolhida, diversão e lazer para mães e crias, que pudesse favorecer economicamente as mamas. “Foi pensada uma programação ampla que pudesse marcar os 5 anos de atividades da Coletiva.” completou Carolina.

A Pachamamá é uma rede de acolhimento, apoio, produtividade e articulações afetuosas e políticas, que surgiu em 2017 na cidade de João Pessoa, através de um grupo de whatsapp, onde se organizam mães com especificidades diversas e plurais com o intuito de promover (re) evolução na micropolítica da cidade Parahyba.

São desenvolvidos espaços de formação, trocas e acolhimento, afim de trazer para reflexão pautas pertinentes e caras às maternâncias e infâncias, promove espaços de economia criativa/empreendedorismo materno.

“De acordo com Carolina, nesta pandemia uma das ações de maior destaque é a Campanha: ‘Fartura na Casa das Mães’, que desde o período mais crítico da pandemia visa diminuir a vulnerabilidade social das mães e suas crias, fomenta cultura, faz intercâmbios científicos-sociais-políticos.

“Vale a pena comparecer, fortalecer o trabalho das mães e lógico com todos os cuidados com relação a pandemia, mas marcar presença nesse momento de celebração e de trocas!”, finalizou Juciane

Local: Usina Cultural Energisa
Data: 06/03/2022
Hora: 15h
Entrada: Gratuita

Telefone para mais informações:
(83)98897-4661 – Geysianne
(83)99679-8888 – Juliana Terra
E-mail: coletivapachamama@gmail.com
Instagram: @coletiva_pachamama