Will Smith é banido do Oscar por 10 anos após tapa em Chris Rock
Reprodução

Celebridades

Will Smith é banido do Oscar por 10 anos após tapa em Chris Rock

Publicado em 08/04/2022 21h56

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta sexta-feira (08), que o ator Will Smith não poderá frequentar o Oscar e outros eventos da Academia pelos próximos 10 anos.

A decisão foi tomada após uma reunião do conselho, que anteriormente estava marcada para o dia 18 de abril, mas foi acelerada após Smith se demitir da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na última semana.

“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não se limitando, ao Oscar”, disseram o presidente da Academia David Rubin e a CEO Dawn Hudson no comunicado. “O 94º Oscar era para ser uma celebração dos muitos indivíduos de nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no último ano; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial do Sr. Smith.”

“Durante nossa transmissão, não abordamos corretamente a situação na sala. Por isso, pedimos desculpas. Foi uma oportunidade para darmos um exemplo aos nossos convidados, espectadores e a nossa família da Academia em todo mundo, mas ficamos aquém – despreparados para o inédito.”

O comunicado também cita Chris Rock, agradecendo ao humorista pela compostura durante o momento ao vivo, além de desejar esta decisão possa iniciar um “tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”.

Will Smith se pronunciou brevemente sobre a punição, “Aceito e respeito a decisão da Academia”, disse o ator.

Até o momento, Rock não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, tampouco se desculpou sobre a piada que fez com a saúde de Jada Pinkett Smith, que sofre de alopecia. Em uma apresentação de stand-up pouco tempo após o ocorrido, o humorista apenas disse que ainda estava “processando” a informação.Will Smith ainda pode ganhar o Oscar?

Mesmo com o banimento de 10 anos, Will Smith ainda pode ser nomeado a prêmios e vencê-los. A restrição que o artista sofreu foi de atender os eventos e não é uma expulsão por completo. O que aconteceu?

Segundo fontes do Deadline, a instituição chegou a considerar uma multa em dinheiro ou mesmo um processo judicial contra Smith por “prejudicar a reputação de marca do Oscar“. O que não foi considerado em nenhum momento, enquanto isso, foi a revogação da estatueta de melhor ator concedida a ele.

Relembre o caso do tapa

Durante a cerimônia do Oscar 2022, Chris Rock improvisou uma piada sobre o visual de Jada Pinkett Smith, atriz e esposa de Will Smith. Ela convive com a doença autoimune alopecia, que causa queda de cabelo, e optou por raspar os cabelos. O comediante a chamou de “G.I. Jane 2”, em uma referência a Até o Limite da Honra, filme de 1997 em que Demi Moore aparece careca. 

Will Smith, irritado com a piada sobre a saúde da esposa, levantou da cadeira, subiu no palco, e deu um tapa em Chris Rock. Após isso, ele retornou à cadeira e disse para Rock: “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca.”

No dia seguinte à premiação, Smith fez uma publicação nas redes sociais, pedindo desculpas pelo comportamento e violência demonstrada.