Na Capital paraibana, Parque Arruda Câmara recebe título de Reserva Biosfera da Mata Atlântica
Dayse Euzébio

Cidades

Na Capital paraibana, Parque Arruda Câmara recebe título de Reserva Biosfera da Mata Atlântica

Publicado em 09/02/2022 11h00

Nesta sexta-feira (11), às 11h, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, recebe, em solenidade formal, o título de Posto Avançado da Reserva Biosfera da Mata Atlântica (PARBMA).

Quando uma instituição recebe o título PARBMA ela passa a ser reconhecida como um local onde são desenvolvidos projetos de preservação e recuperação do bioma Mata Atlântica, que envolvam pesquisa e educação ambiental. Com o título, o Parque Arruda Câmara conquista o reconhecimento de que possui um conjunto de ecossistemas terrestres, remanescentes de Mata Atlântica, que contribui para a conservação da biodiversidade, pesquisa e promoção do desenvolvimento sustentável e educação ambiental.

Parque Arruda Câmara – Foto Dayse Euzébio

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que toda a equipe da Semam, em especial os profissionais da Bica, recebem o reconhecimento com imensa alegria. “A Bica é um espaço receptivo à pesquisa sobre fauna e flora, com ações de educação ambiental junto à população, com estudantes, além de promovermos o acolhimento de animais vítimas de maus tratos, que são tratados e, quando têm condições, devolvidos à natureza. O título de PARBMA é um reconhecimento que muito nos orgulha e aumenta nossa responsabilidade como um Parque Zoobotânico que promove a preservação e recuperação de nosso patrimônio ambiental”, concluiu.

O Parque conquistou o título de Posto Avançado da Reserva Biosfera da Mata Atlântica após passar por um processo de avaliação, iniciado em 2021 com a visita do conselheiro Boisbaudran Imperiano, do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera, ficando o local apto a pleitear o título. Na segunda parte da avaliação, ocorrida em Fortaleza, Rodrigo Fagundes, diretor da Bica; Thiago Nery, chefe de setor de Zoológico; e Neide Martins, chefe do setor de Botânica, realizaram a exposição e defesa de trabalhos feitos no Parque.

“Nós já somos e já funcionamos como um espaço de pesquisa, mas o reconhecimento é importante no sentido de que valida um trabalho já desenvolvido e abre caminhos para diversas ações de conservação e recuperação de parte da mega biodiversidade brasileira, com foco na fauna e flora encontrada em João Pessoa”, afirmou Rodrigo Fagundes.