Médicos das UPAs em João Pessoa protestam e sindicato convoca assembleia extraordinária
PMJP/Secom/Divulgação

Cidades

Médicos das UPAs em João Pessoa protestam e sindicato convoca assembleia extraordinária

Publicado em 07/04/2022 09h41

Médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa reivindicam melhorias trabalhistas nesta quinta-feira (7), quando se comemora o Dia Mundial da Saúde. Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que atendimento a pacientes não foi alterado.

De acordo com o Sindicato dos Médicos da Paraíba, o movimento da categoria ocorre de forma independente. “O sindicato está ciente da pauta de reivindicações e já está em diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde e de Administração. Uma assembleia geral extraordinária será convocada para a próxima semana”, disse a entidade. 

Em nota, o sindicato disse que vai convocar, para a próxima semana, uma Assembleia Geral Extraordinária com os profissionais. “Entre as reivindicações, está a redução nos valores dos salários e plantões contratados”, disse.

A categoria reclama o fim da gratificação Covid, para os concursados, e a retirada dos valores de plantões Covid, para os contratados. “Os médicos sabem que houve uma redução dos casos e mortes, e que a saúde vive um momento bem diferente do enfrentado no auge da pandemia, mas afirmam que há um contra-senso nesse sentido, já que ainda está vigente na Prefeitura de João Pessoa o Estado de Calamidade Pública em relação a pandemia. De acordo com lei publicada em julho de 2020, a instituição da Gratificação Temporária de Emergência em Saúde Pública (GTESP) deverá durar o mesmo período do decreto”. 

Em contato com o Portal T5, a SMS informou que mantém diálogo com a categoria e não há alteração nos atendimentos médicos nas UPAs da capital paraibana. 

Enfermeiros também protestam

As aplicações de doses de vacinas foram suspensas nesta quinta-feira, em João Pessoa. Enfermeiros de várias cidades do Brasil estão com as atividades paralisadas. Na capital paraibana, um protesto foi marcado para as 8h, na Praça dos Três Poderes. A categoria pede a aprovação do piso salarial. 

A aplicação de doses contra a Covid-19, sarampo e influenza serão retomadas, normalmente, na sexta-feira (8), conforme a SMS.