João Pessoa amplia leitos de UTI para Covid-19 após ocupação ultrapassar os 80% na Região Metropolitana
Divulgação/Ascom

Cidades

João Pessoa amplia leitos de UTI para Covid-19 após ocupação ultrapassar os 80% na Região Metropolitana

Publicado em 07/02/2022 19h20

Os leitos para tratamento de Covid-19 serão ampliados em João Pessoa. As gestões estadual e municipal definiram, em reunião na tarde desta segunda-feira (7), que haverá aumento no Hospital Infantil do Valentina e no Arlinda Marques. O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) atestou que 81% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para casos de Covid-19 da Região Metropolitana de João Pessoa estão ocupados.

Entre os leitos de enfermaria, a ocupação chega a 96%. A definição de quantos leitos a mais serão montados ainda não foi divulgada. Na capital, a situação mais preocupante é no Hospital doe Valentina, com 100% de ocupação nos 30 leitos da enfermaria Covid-19. Na UTI, 9 dos 10 leitos disponíveis para pacientes vítimas do coronavírus estão ocupados.

No Prontovida, unidade que atende apenas casos relacionados à pandemia, a situação se assemelha. Todos os 32 leitos de enfermaria estão ocupados, e 33 dos 40 leitos de UTI têm pacientes.

No total, João Pessoa tem 111 leitos de enfermaria e 77% deles estão ocupados. Em UTI, são 70 leitos e 74% de ocupação

Conforme o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, é esperado em fevereiro um maior número de casos e mortes, principalmente entre pessoas que não se vacinaram.

O gestor afirmou que o Hospital Metropolitano também está entre as avaliações de ampliações. Já o Hospital de Emergência e Trauma é o último, em termos de prioridade, nas opções de ampliação de leitos para casos de Covid-19.

  • Fonte: g1.globo.com
    Fotografia: Divulgação/Ascom