IFPB prorroga inscrições para 480 vagas em cursos gratuitos de qualificação
Divulgação / web

Cidades

IFPB prorroga inscrições para 480 vagas em cursos gratuitos de qualificação

Publicado em 24/03/2022 08h49

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) prorrogou o prazo de inscrição para os cursos que fazem parte do Projeto Qualifica Mulher. O IFPB está ofertando 480 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a mulheres em vulnerabilidade social. As interessadas têm agora até o dia 30 de março para realizar a inscrição que é feita presencialmente nas unidades do IFPB. Com a prorrogação, o cronograma da seleção também foi alterado.

As turmas de Formação Inicial e Continuada (FIC) vão acontecer presencialmente em nove campi do IFPB: Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Esperança, Guarabira, Mangabeira, Monteiro, Patos e Pedras de Fogo. O público-alvo é de mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio. Em alguns cursos, é exigido o ensino fundamental e/ou médio incompleto e há outros em que não é preciso ter escolaridade. Há turmas que tem como público prioritário quilombolas e outros pescadoras ou marisqueiras.

Estão sendo ofertados os cursos de: Condutora de Turismo em Espaços Culturais Locais; Auxiliar de Cozinha; Operadora de Beneficiamento de Pescado; Padeira; Camareira em Meios de Hospedagem; Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos; Cuidadora de Idoso; Agricultora Orgânica; Cuidadora Infantil; Aplicadora de Revestimento Cerâmico; Produtora de Plantas Aromáticas e Medicinais; e Agente de Alimentação Escolar. Todos os cursos possuem carga-horária de 160 horas, durando em média de três a quatro meses.

Serão classificadas as candidatas por ordem crescente de inscrição até o número limite de vagas oferecidas. À título de assistência estudantil, será destinado o valor de R$ 10,00 por dia de aula frequentado, com o objetivo de auxiliar às mulheres em despesas como transporte. Em 01 de abril, deve sair a lista preliminar de selecionadas. A lista final está prevista para 08 de abril. De 11 a 13 de abril, deve ocorrer a matrícula, confirmação da inscrição.

Acesse aqui o Edital com as novas datas

Acesse os contatos do IFPB nas nove unidades para a inscrição