Hospital do Valentina, em João Pessoa, passa a atender exclusivamente casos de Covid-19
Secom JP

Cidades

Hospital do Valentina, em João Pessoa, passa a atender exclusivamente casos de Covid-19

Publicado em 08/02/2022 15h08

O Hospital Municipal do Valentina, em João Pessoa, passa a partir desta terça-feira (8) a atender exclusivamente os casos de crianças com casos suspeitos ou positivos para Covid-19. Os demais atendimentos infantis, incluindo as pessoas que já estão sendo atendidas pela unidade, passam a ser feitos no Hospital Arlinda Marques.

De acordo com a diretora do Hospital Municipal do Valentina, Tânia Coeli, a decisão de transformar a unidade em espaço para atendimento exclusivo para Covid-19 aconteceu após uma reunião entre representantes das unidades de saúde e do poder público, na segunda-feira (7).

“Nós tínhamos firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, desde 2013, onde temos sempre oito leitos, de 30 de uma ala grande da unidade, bloqueados para o atendimento a crianças com doenças mentais. Nós só poderíamos transformar os 30 leitos em Covid-19 se tivéssemos anuência do Ministério Público, e essa reunião decidiu isto”, explicou Tânia. 

Atualmente, existem 53 crianças internadas na unidade hospitalar, sendo que 20 não são pacientes de Covid-19. Estas crianças vão ser testadas para confirmar que não são reagentes positivos para o novo coronavírus e, em seguida, vão ser transferidas para o Hospital Arlinda Marques.

“Fizemos todo um planejamento para que estas crianças sejam transferidas com segurança e, da mesma forma, as 17 crianças positivas para Covid que estão no Arlinda Marques vão ser transferidas para o Hospital do Valentina”, disse a diretora. 

 Ainda conforme Tânia, é importante que os pais e mães atentem para os sintomas na hora de levar as crianças aos hospitais. Caso a pessoa apresente sintomas de síndrome respiratória gripal, ou até mesmo já tenha testado positivo para a Covid-19, ela deve ser levada para o Hospital Municipal do Valentina.

“Todas as outras patologias que não sejam síndrome gripal, incluindo as crianças com síndromes psicóticas e doenças mentais, devem ir agora para o Hospital Arlinda Marques. A equipe de lá já está preparada para atender esta demanda”, completou.