Famup alerta sobre prazos de envio de informações para receber kits dos Conselhos Tutelares
Famup

Cidades

Famup alerta sobre prazos de envio de informações para receber kits dos Conselhos Tutelares

Publicado em 27/01/2022 10h50

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) fez um alerta, nessa segunda-feira (24), sobre o prazo final para o cumprimento da primeira fase, dos editais 1 e 2/2021, que correspondem a doação de kits de equipamentos para Conselhos Tutelares. A doação faz parte do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH). A realização da etapa que corresponde ao cumprimento eletrônico das exigências vai até o dia 31 de janeiro.

“A Equipagem dos conselhos tutelares vai ajudar muito as gestões municipais a conseguirem implantar e expandir políticas públicas voltadas para segmentos da população que vivem em estado de vulnerabilidade social, a exemplo das mulheres, crianças, idosos e outros grupos sociais. Vemos com bons olhos estas possibilidades que se abrem através dos editais disponíveis através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Carro, computadores e outros itens podem ser solicitados através dos editais que se encontram abertos para inscrição. Lembrando que o município tem até o dia 31 de janeiro para fazer o credenciamento”, destacou George Coelho, presidente da Famup.

De autoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), os normativos foram abertos no dia 28 de outubro de 2021. A homologação do chamamento público e a publicação no Diário Oficial da União (DOU) foi feito no dia 22 de fevereiro.

O Programa tem a finalidade de desenvolver a capacidade operacional da administração pública para promover e defender os direitos: das famílias; das crianças, dos adolescentes e dos jovens; das mulheres; das pessoas idosas; das pessoas com deficiência; da população negra; e dos povos e das comunidades tradicionais. Podem participar os órgãos e as entidades públicas de promoção e de defesa dos direitos humanos em âmbito estadual, distrital e municipal; os conselhos estaduais, distritais e municipais de direitos; e os conselhos tutelares.

O município que desejar orientação sobre o processo é só buscar a Famup por meio do assessor técnico, Normando Vitorino. Os contatos podem ser feitos pelo consultorianvr@gmail.com ou pelo telefone (83) 99635-7048.

Para realizarem a solicitação, os municípios devem observar:

Nota técnica do ranking de municípios

Decreto nº 10.509 de 06 de outubro de 2020

Edital de chamamento nº 01

Edital de chamamento nº 02