Campina Grande alcança recorde de transplante de córneas em 2021 com 89 cirurgias realizadas
Secom PB

Cidades

Campina Grande alcança recorde de transplante de córneas em 2021 com 89 cirurgias realizadas

Publicado em 21/01/2022 16h02

Durante todo o ano passado, a Paraíba registrou 246 transplantes de córneas, o melhor número desde o ano de 2001, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A última vez que o estado ultrapassou a marca de 200 transplantes de córneas tinha sido em 2009, quando somou 202 cirurgias.

Do total de procedimentos em 2021, 89 foram realizados na cidade de Campina Grande. O dado é o maior já alcançado em todos os tempos.
De acordo com o oftalmologista Diego Gadelha, a marca representa um recorde histórico. “A gente ficou muito feliz com o número recorde de transplantes de córneas aqui no nosso serviço, todos eles realizados pelo SUS. É um orgulho muito grande poder contribuir com a melhora dos índices e agradecemos muito ao empenho do Governo do Estado e Secretaria de Saúde do Estado pelos esforços de aumentar a captação e viabilizar a disponibilidade por meio da Central de Transplantes do Estado,” enfatizou.

Uma das pacientes beneficiadas foi a empresária Maria Lopes de Sousa, da cidade de Itaporanga. Ela fez a cirurgia no último mês de junho e comemorou o resultado. “Deu tudo certo, já consigo enxergar normalmente,” conta.

No ano anterior, em que a pandemia, iniciada no mês de março, fez suspender a realização dos procedimentos, todo o estado teve 37 transplantes de córneas registrados. Comparando com 2021 o número aumentou em mais de seis vezes.

“A estruturação da rede de saúde frente à pandemia, o avanço da vacinação contra a covid-19 e os investimentos direcionados ao setor têm contribuído para o crescimento do número de transplantes na Paraíba,” explica o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros.

Atualmente a Paraíba tem 308 pessoas na fila de espera por uma córnea. Para entrar na lista por um órgão, o paciente precisa ser atendido por um médico da equipe transplantadora, que vai solicitar os exames e encaminhar o cadastro ao Sistema da Lista de Espera. A partir daí, a Central de Transplantes passa a fazer o acompanhamento.

Já para ser doador, basta apenas comunicar o desejo aos familiares em vida. Eles são responsáveis por autorizar a doação, considerando apenas pessoas com até o segundo grau de parentesco.

“Nós entendemos que é um momento difícil para a família doadora, mas é importante entender que a doação pode melhorar a qualidade de vida de quem precisa de um transplante, permitindo que esses pacientes possam retomar as atividades normais.” Esclarece a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.