Enem 2022
Marcello Casal jr/Agência Brasil

Brasil

Atenção para o prazo: Pedido de isenção da taxa do Enem 2022 pode ser feito pela internet até esta sexta(15)

Publicado em 15/04/2022 10h50

O participante que deseja solicitar isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e justificar ausência na edição de 2021 tem até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (15), para realizar os procedimentos na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o resultado dos pedidos de isenção e da análise das justificativas no dia 22 de abril.

Pode solicitar a isenção da taxa do exame o estudante que está cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública; que cursou todo o ensino médio em escola pública; ou o bolsista integral em escola privada. Neste último caso, com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818.

Também têm direito à gratuidade pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, membros de família de baixa renda e inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal. Basta informar o Número de Identificação Social (NIS).

Os resultados dos pedidos vão ser disponibilizados no dia 22 de abril, na página do participante.

Quem tiver a isenção negada pode recorrer entre os dias 25 e 29 de abril. O resultado do recurso sai no dia 6 de maio. A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de falta no Enem de 2021 não garante inscrição para as provas deste ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda vai publicar o edital com as datas das inscrições e das provas.

  • Fonte: Agência Brasil
    Fotografia: Marcello Casal jr/Agência Brasil
  • Enem 2022