Inscrições FIES 2022.1 serão reabertas nesta terça-feira (15)
Divulgação

Brasil

Inscrições FIES 2022.1 serão reabertas nesta terça-feira (15)

Publicado em 15/03/2022 09h00

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022/1 serão reabertas nesta terça-feira, 15 de março. Elas haviam encerrado na última sexta-feira, 11.

Segundo o MEC, o sistema eletrônico de inscrição do Fies apresentou lentidão e interrupções pontuais na noite do último dia de inscrições. Por isso, foi decidido que os estudantes terão mais 24 horas para efetuar seu cadastro ou alterar as opções de curso.

As inscrições para o Fies 2022 do primeiro semestre serão reabertas à meia-noite do dia 15 de março e encerradas às 23h59 do mesmo dia.

Para fazer o cadastro, é necessário que o candidato tenha feito alguma edição do Enem a partir de 2010. Mas, para isso, deve-se ter nota de, pelo menos, 450 pontos de média nas provas objetivas e acima de zero na redação. 

Outra exigência para se inscrever no Fies 2022 é que o estudante comprove ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa. 

O Fies 2022/1 oferece 66.555 vagas com financiamento a juros zero. Os candidatos podem financiar cursos de graduação ministrados em instituições de ensino de todo o país.

Novo cronograma

Com a reabertura, o cronograma para divulgação dos resultados e confirmação das informações mudou. Veja como ficou:

Dia 15 de março – reabertura da inscrição;
Dia 18 de março – resultado da chamada única e lista de espera;
De 21 a 23 de março – prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular; e
De 24 de março a 4 de maio – prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Como se inscrever no Fies?

Primeiramente, os candidatos precisam fazer o cadastro no Portal Único, cujo acesso é por meio de login no portal gov.br. Os estudantes precisam informar o CPF e a senha. Caso não tenham conta no portal, é possível cadastrar uma nova.

Faça aqui sua inscrição no Fies 2022/1

No momento das inscrições, os concorrentes podem escolher até três opções de cursos de graduação dentre aqueles disponíveis no grupo de preferência. As carreiras podem ser alteradas até o final do prazo de cadastro.

Resultado

Os estudantes que forem pré-selecionados no dia 18 de março deverão completar as informações entre os dias 21 e 23 de março, na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição que ofereceu a vaga.

Os candidatos que não forem selecionados na chamada única estarão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies. Como não existe um novo ranqueamento, os candidatos participantes da lista de espera devem acompanhar a pré-seleção na página do Fies

Para mais informações, acesse este Edital.